Entrevista com Eduardo Monteiro sobre ESPIRITISMO


01.Quais sãos os livros dos precursores do espiritismo, Swendeborg e Davis, e o que tem de comum com o espiritismo? Estes livros são publicados, atualmente? (índice)

Resposta: Swedenborg (1688-1772) foi uma grande precursor do Espiritismo, várias vezes citado na obra kardequiana. Aconselho a leitura de Swedenborg-Uma análise crítica, de Hermíno C. Miranda, para conhecer um pouco mais sobre ele. Eu possuo em português as seguintes obras dele: O mundo dos Espíritos(ed. Razão Social); A Verdadeira Religião Cristã(2 vol.); Divina Providência; Sabedoria Angélica; O Amor Conjugal, todas da Freitas Bastos que não existe mais, por isso acho difícil encontrar em livrarias normais.Outras obras: Prodrumus Principiorum Rerum Naturalion(1721); Opera Philosophica et Mineralia(1734); Principia(explicações científicas do Universo); Produmus Ratiocinantes de Infinito et Causa Finali Creationis(1740-41); Regnum Animalis(1744); De Culto et Amore Dei(1745); Arcana Coelestia(1749); De Coelo et Inferno(1758); De Équo Albo(1758); De Nova Hierolima(1758); De Ultimo Juditio(1758); Apocalypses Revelato(1768); etc..Andrew Jackson Davis(1826-1910)tinha notáveis poderes mediúnicos e começou a desenvolvê-los antes de Karde iniciar a Codificação.Algumas de suas obras: The Principles of Nature her Divine Revelation(1847);The Great Harmonie(1850); The Philosophy of Special Providence(1850);The Magic Staff(1857);Arabula: or the Divine Guest Containig a new collection of news Gosphels(1867);A Stellar Keyto to Summerland(1868) e outras. A obra dos dois se aproximam muito das teorias espíritas, conquanto alguns pontos discutíveis.Os trabalhos de Davis expõem uma doutrina mística que mostra forte influência de Swedenborg e da teologia da seita Shakers(Tremedores). Para se saber mais sobre Davis, sugiro a leitura da obra Allan Kardec, de Zeus Wantuil e Francisco Thiesen.


02.Quais eram os médiuns que trabalharam com kardec na Codificação, e o que aconteceu com cada um deles? (índice)

Resposta: Os principais médiuns de Kardec num primeiro momento foram as irmãs Baudin, que se casaram; a Srta. Ruth Celine Japhet e durante toda a edição da Revista Espírita sob a direção de Kardec, de 1958 a 1969,78 médiuns têm suas comunicações e/ou manifestações mediúnicas reproduzidas e/ou comentadas por Kardec, a maioria obtidas na Sociedade Espírita de Paris.Alguns deles: Camile Chaigneau, Armand Desliens e esposa, srta. Huet, Leymarie esposa, Louis Vavasseur, etc..Para se descobrir o que aconteceu a cada um deles sugerimos uma pesquisa na Revista Espírita, Enciclopédias e Dicionários biográficos da época.


03.Qual a importância de Houdini para o Espiritismo? (índice)

Resposta: Harry Houdini, pseudônimo de Erich Weiss, (1874-1926), mago e prestidigitador norte-americano, adquiriu celebridade por suas evasões de complicadas amarras mesmo debaixo da água e outras peripécias mágicas.Doou à Biblioteca dos EUA seus livros de prestidigitação que é considerada a mais completa sobre o assunto do mundo.Em 1913 sua mãe, a quem era muito ligado, morreu e Houdini passou a freqüentar compulsivamente sessões espíritas tentando desmascarar falsos médiuns e ter contatos com a mãe.Em 1922 fez grande amizade com Conan Doyle, amizade esta desfeita em 1928 após uma sessão com a esposa de Conan Doyle que Houdini criticou e não acreditou na comunicação da mãe. Houdini foi importante para o Espiritismo?...Não creio.


04.Houdini chegou a criar uma senha para que sua mulher o reconhecesse numa sessão espírita, quando desencarnado.O espírito de Houdini chegou a aparecer-lhe? (índice)

Resposta: Desconheço esses fatos.


05.Diz-se que Mumler tirou diversas fotos de espíritos.O problema é que todas elas revelaram-se fraudes, isso no final do século XIX. Ora, se já nessa época se fraudava, que garantia temos de que as fotos tiradas por William Crookes também não sejam um embuste? (índice)

Resposta: William H. Mumler (? - 1884)Gravador norte-americano, um dos primeiros experimentadores de fotografias psíquicas, autor de uma obra publicada em 1875 em Boston sobre suas experiências.Na Revista Espírita de 1863, Kardec reproduz o artigo Fotografia Espectral, publicado pelo Currier du Bas-Rhin, de 3 de janeiro de 1863, na qual é relatado, cremos, pela primeira vez na França, a obtenção de fotografias de Espíritos pelo Sr.William Mumler em Boston.Kardec, com seu bom-senso costumeiro, pede aos espíritas que vejam o fato com prudente reserva.Escreveu ele: Semelhante descoberta, se for real, terá, seguramente, imensas conseqüências, e seria um dos fatos de manifestações mais notáveis. Sir William Crookes (1832-1919) químico, físico e investigador metapsíquico fez descobertas importantíssimas para a ciência, tendo sido um dos maiores cientistas de sua geração.Para evitar fraudes em suas pesquisas com Daniel Douglas Home (! 869-1873) e Florence Cook(1874) criou aparelhos sofisticadíssimos para a época.Reduzir um homem idôneo, um cientista rigoroso e ilibado como Crookes a fraudador e compará-lo a um gravador que nunca teve metodologia científica me parece uma leviandade.Outra injustiça cometida contra Crookes foi ter sido acusado de ser amante de Florence Cook.


06.Gostaria de saber sobre a Família Fox. (índice)

Resposta: Para saber sobre a família Fox recomendamos a leitura de As Mesas Girantes e o Espiritismo, de Zeus Wantuil, Ed. FEB, e inúmeras outras publicações espíritas que já trataram exaustivamente do tema.


07.Gostaria de saber se você tem alguma pesquisa sobre o início do Movimento Espírita no Brasil. Quem trouxe o Livro dos Espíritos para o Brasil? Onde foi fundado o primeiro Centro Espírita? (índice)

Resposta: a)Possuo em meu arquivo cerca de 40 jornais espíritas do século 19, inúmeros documentos e livros, com os quais estou escrevendo: A IMPRENSA ESPÍRITA NO SÉCULO XIX; HISTÓRIA DO ESPIRITISMO NO BRASIL; e DOCUMENTOS HISTÓRICOS DO ESPIRITISMO, que pretendo lançar em 2004, na comemoração do Bi-Centenário de nascimento de Allan Kardec.
b) A primeira tradução do Livro dos Espíritos no Brasil foi do Dr. Joaquim Carlos Travassos, sob pseudônimo Fortunio, em 1875, B. L. Garnier, Livreiro-Editor do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro.Outros tradutores para o português: Guillon Ribeiro, Canuto Abreu, Salvador Gentile, Júlio de Abreu Filho, Matheus Camargo.A mais antiga tradução de O Livro dos Espíritos foi do Prof. Constantin Delhez, belga radicado em Viena que o verte para o alemão em 1864 sob título Das Buch Der Geister em 2 volumes.
c) O primeiro Centro Espírita fundado no Brasil oficialmente foi o Grupo Familiar de Espiritismo em 17 de setembro de 1865 por Luiz Olimpio Telles de Menezes em Salvador-BA.Possuímos em nosso arquivo o fac-símile do Relatório da Associação-Spiritica-Brazileira, 17 de setembro de 1874 que descreve sua fundação.


08.Tem algum documento em que diz quem ou o que é o Espírito de Verdade? (índice)

Resposta: O Espírito de Verdade nunca foi identificado.

09.Qual é o maior museu espírita do mundo? (índice)

Resposta: Muitos Museus Espíritas foram feitos ao longo dos quase de 150 anos de Espiritismo, mas não tenho notícia de algum que tenha sobrevivido.Talvez a iniciativa mais importante(e frustrada) no Brasil tenha sido do Prof. Angeli Tortoreli em meados da segunda metade do século XIX, que seguindo orientações de Kardec em Obras Póstumas funda um Museu, Hemeroteca e Biblioteca Espírita pela Sociedade Acadêmica Deus, Cristo e Caridade.Existiria ainda esse acervo? Onde estaria? Pesquisei na Biblioteca Nacional mas lá não se encontra.Também parece não haver nada dele na Biblioteca de Obras Raras da FEB, onde também pesquisei.Atualmente temos o Museu Espírita em São Paulo, na Lapa; um Museu do Chico Xavier na casa onde morava em Uberaba; outro sobre ele em Pedro Leopoldo; outro na Sociedade Espírita Anjo da Guarda em Santos, a organização espírita mais antiga ainda em funcionamento no Brasil.A FEB também possui um Museu em Brasília, mas o mais importante Museu criado por Antonio Lucena, Paulo Alves de Godoy, Wallace Leal Rodrigues e outros foi doado à FEB, mas não está em exposição em Brasília nem no Rio.Onde estaria?No plano internacional, sabe-se que alguns Congressos Espíritas Internacionais, como o de 1900, apresentaram Museus, mas não se tem notícia se foram depois mantidos em algum lugar.Infelizmente o rico acervo que havia na Maison dês Spirites em Paris foi perdido na invasão alemã da 2a Grande Guerra.Estabeleci alguns contatos em Paris onde espero poder resgatar alguns documentos e/ou livros da época ou imediatamente pós-Kardec se é que ainda existam.Está sendo um trabalho de paciência e perseverança. No Brasil, é uma pena que pouco valor se dê à questão da memória, o que se reflete na cultura espírita.Aguardo há anos uma oportunidade de ter um local para colocar `disposiÇão do público o acervo que venho reunindo há anos para o Centro de Documentação Histórica da USE composto de centenas de documentos, objetos, hemeroteca e 25000 livros(40% espíritas/espiritualistas).Apesar de franqueá-lo a pesquisadores, universitários, etc.. minhas condições são bastante limitadas e o ideal seria que ele fosse totalmente público.Recomendo a leitura da Revista Espírita de 1868, pg 382, onde Kardec fala da necessidade de se criar um Museu do Espiritismo.Se alguém conhecer outros agradeço se puderem me informar.


10.Onde tem a afirmação de que Denizard Rivail foi Jean Huss e, também, Allan Kardec? Tem algum livro, mensagem ou registro que afirma que o Léon Denis é a reencarnação de Wycliff? (índice)

Resposta: A revelação da encarnação do Prof. Rivail como Allan Kardec, sacerdote druida, surgiu em 1856 pela cestinha escrevente de Caroline Baudin e a de sua encarnação como John Huss em 1857 pela médium Ermance Dufaux.As fontes preciosíssimas -
esclarece Canuto de Abreu - estavam, em 1921, na Livraria Leymarie, onde ele as copiara em quase sua totalidade. Passaram em 1925 para a Maison dês Spirites que, como já nos referimos, foram assadas numa fogueira pelos alemães. Recomendo a leitura de A Missão de Allan Kardec, de Carlos Imbassahy, e Allan Kardec, o Druida Reencarnado, de minha autoria.


11.Como se deu a iniciação do espiritismo no Brasil e quais foram seus maiores colaboradores nesse início? (índice)

Resposta: As idéias espíritas já estavam no ar com o Marquês de Maricá(1773-1848) que publicou a obra Máximas, Pensamentos e Reflexões(1839), mas acredito que o terreno já vinha sendo aplainado pelas idéias dos homeopatas(o francês Bento Mure e o português João Vicente Martins as introduziram no Brasil) e dos magnetizadores que traziam em seu bojo uma nova concepção de se encarar o espírito e a matéria.Com o estouro da prática das mesas girantes nos salões de intelectuais em Paris, os nobres da corte brasileira os imitam por aqui.O autor Ubiratan Machado em seu Os Intelectuais e o Espiritismo cita como introdutores do Espiritismo no Brasil: Casimir Lieutaud, Adolphe Hubert, Morin e a médium psicógrafa madame Perret Collard.Pessoalmente, possuo um documento de antigo espírita da época, Pinheiro Guedes, revelando indícios de que dois médicos teriam sido dos primeiros na Corte a praticar a mediunidade: Visconde de Inhomerim e Visconde de Santa Izabel(entre 1856 e 1859).Em 1865 surge o primeiro grupo espírita, a que já me referi, e, em 1873 o Grupo Confúcio no Rio de Janeiro.A primeira obra espírita publicada no Brasil foi Os Tempos são Chegados, de Lieutaud, e segundo minha pesquisa, os primeiros trechos de KARDEC no Brasil foram publicados pelo Dr. Eduardo A. Monteggi em seu Jornal Científico A Verdadeira Medicina – Propaganda da Magnetotherapia.O curioso é que, embora não acreditasse em comunicações de espíritos, o Dr. Monteggi publicava regularmente trechos de Kardec por ser seu jornal "sobre as sciencias occultas".Recomendo a leitura de As Mesas Girantes e o Espiritismo, já citado.


12.¿Quiénes son los precursores del Espiritismo? Así como Juan el Bautista y otros profetas lo fueron para el Cristianismo; algunos consideran a Swedenborg o Jackson Davis como precursores, pero no conozco algún mensaje de los mencionados que avisen de la venida de la Tercera Revelación. ¿Porqué se considera a Swedenborg o Jackson Davis precursores? (índice)

Resposta: Parte desta questão já está contida na primeira resposta.Gostaria, porém de acrescentar que sempre existiram punhados de homens que empunharam a Lâmpada Perpétua da Sabedoria e a transmitiram de geração a geração, porque quando o discípulo está pronto, aí então vem os lábios do Mestre para enchê-los de sabedoria.Quem foram os precursores do Espiritismo?Todos esses carregadores do altar da Verdade e os encontramos em todos os povos.Sócrates, Platão, Confúcio, Hermes Trimegistos, Zoroastro, Buda, Lao-Tzé, Jesus, só para citar alguns.O problema da Humanidade não é falta de Mestres ou de ensinamentos.O problema é nosso estado pouco evoluído para adquirirmos a sensibilidade de homens predestinados, condutores da Humanidade, como os citados.Diz um ditado hermético que devemos dar leite às crianças e carne aos homens feitos, o que Jesus confirmou, dizendo que não devíamos dar pérolas aos porcos, significando dizer que nem todos estão preparados para as verdades que esse punhado de homens de saber vêm nos transmitir.Na minha modesta opinião, para se compreender bem o Espiritismo é necessário um mergulho no estudo comparado das religiões, sem os preconceitos que muitas vezes norteiam algumas cabeças de espíritas com medo de "violar a pureza doutrinária".Todas as grandes religiões possuem seu lado esotérico e outro exotérico.Poucos compreenderam em sua época a mensagem de Jesus e suas pérolas foram atiradas pelos porcos vulgares e enterradas no lamaçal e misturadas com seu alimento mental.Quem são os precursores do Espiritismo?Talvez muitos estiveram entre nós e não os reconhecemos.Para confrades sem preconceitos, recomendo uma obra espiritualista que deve ser lida com muito vagar para ser compreendida: O Caibalion, de Três Iniciados, da Ed. Pensamento.


13.É verdade que o Brasil é o país do mundo onde o Espiritismo encontra mais simpatizantes/seguidores e que a França, berço da codificação de Kardec, hoje conta com escasso número de espíritas? (índice)

Resposta: É uma pergunta difícil de ser respondida porque demandaria muitas análises, mas acredito que possa ser porque já houvesse uma previsão da Espiritualidade de que era necessário o ambiente francês, de muita intelectualidade, para que o Espiritismo surgisse e, depois, um Brasil de solo dadivoso, com seu povo fraterno, que soube absorver povos e raças de todo o mundo com carinho, para que a semente do Evangelho pudesse germinar.Humberto de Campos, em Brasil, Coração do Mundo e Pátria do Evangelho, faz uma bonita referência ao poeta que chamou a formação do povo brasileiro de "flor amorosa de três raças tristes".Estive em pesquisa na França duas vezes e, por mais que tivesse procurado contato com os espíritas de lá, não consegui. Mesmo os brasileiros que residem lá são muito frios.Abro duas exceções aqui de espíritas franceses muito fraternos com os quais tenho me relacionado via internet: Jacques Pecatte e Charles Kempf,mas que moram longe de Paris,onde deveria se concentrar mais as pesquisas.Ainda há muita coisa a se pesquisar na França sobre as origens do Espiritismo e tenho algumas pistas.Mas não consegui ninguém para fazermos um intercâmbio e eles mesmos (os espíritas de lá) não se interessam.Como uma viagem a Paris sai muito caro...


14.O Espiritismo está entre nós há mais de um século, é uma doutrina nova para a humanidade. Gostaria de saber porque a cada dia a religião mulçumana é a que mais cresce? Será para nós um sinal da e que o ser humano ainda terá que evoluir muito? (índice)

Resposta: Como já disse que em outra questão, é necessário fazermos um estudo comparado de religiões. Kardec, ao receber uma pergunta de leitor sobre o islamismo, primeiro leu o Corão e todos os bons autores da época para depois dar sua resposta na Revista Espírita.Vale a pena conferir.De minha parte e experiência, recomendo o estudo da parte esotérica do islamismo que é o sufismo ("carne para os homens feitos").É uma doutrina belíssima,atualíssima,pois estudam concomitantemente todos os avanços da ciência,a linguagem poética com que transmitem seus ensinamentos é tocante e sensível.Vejo na pergunta um pré-julgamento (porque a religião muçulmana é a que mais cresce? Será sinal que ainda temos que evoluir muito?)e perguntaria a nosso indagador se antes ele estudou o islamismo para tirar essa rude e intempestiva ilação.


15.Poderia falar um pouco sobre o Espiritualismo Moderno no EUA, no passado? (índice)

Resposta: Segundo Allan Kardec em O Livro dos Médiuns,"Como quer que seja,as mesas girantes representarão sempre o ponto de partida da Doutrina Espírita". A partir do episódio das Irmãs Fox em 1947,em Hydesville,EUA,os americanos do norte começaram a se comunicar com os espíritos através de pancadas,fase esta(1848-1849),segundo expressão de Eugene Nus,"a fase de incubação do Modern Spiritualism",mas os próprios Espíritos indicaram,em fins de 1850 a tiptologia com as mesas e o alfabeto para aperfeiçoamento dos métodos de comunicação. Em 1852 desembarcou no norte da Escócia médiuns norte-americanos introduzindo naquele país e,posteriormente em Londres,Inglaterra, a prática das mesas girantes.No princípio,elas não despertaram interesse na França,mas sim na Alemanha e Áustria graças à obra do respeitável Dr. Kerner,"A Vidente de Prevorst".Em fins de abril de 1853,os preconceitos na França são vencidos e as mesas tornam-se a coqueluche dos intelectuais franceses em todas as maiores cidades francesas.E, da adesão dos franceses, espalhou-se para o resto da Europa.


16.Em quais países o Espiritismo se expandiu no seu início? (índice)

Resposta: Respondida na questão anterior.


17.Há alguma mensagem espiritual falando quem seria o substituto de Kardec, caso ele falhasse na sua missão? Eu ouvi falarem que era o Leon Denis. (índice)

Resposta: Em 22 de dezembro de 1861,em sessão realizada na casa de Kardec,através do confiável médium D’Ambiel, questionados a respeito,os Espíritos responderam que ele não era insubstituível e o único ser humano capaz de desempenhar a missão,afirmando:Se o seu desempenho se interrompesse por uma causa qualquer,não faltariam a Deus outros que o substituíssem.Dizendo que o substituto surgiria em momento oportuno,fizeram duas revelações:a tarefa do substituto seria penosa em outro sentido,uma vez que teria de sustentar lutas mais rudes,acrescentando:"A ti te incumbe o encargo da concepção,a ele o da execução,pelo que terá de ser homem de energia e ação";e,em outro trecho,afirmam que seriam duas situações diferentes,com a participação de personalidades também diferentes:"Tu possuis as qualidades que eram necessárias ao trabalho que tens a realizar, porém não possuis as que serão necessárias ao teu sucessor". Esse possível sucessor nunca se soube quem seria.Quanto a Leon Denis,ninguém reuniu tantas qualidades e respeitabilidade para honrar essa posição de sucessor,mas nem ele nem seus contemporâneos cogitavam dessa "sucessão",pois a única coisa que desejavam era servir à Doutrina e permaneceram indiferentes à essa questão.


18.É verdade que as irmãs Fox negaram a suas mediunidade? Se sim, porque elas fizeram isso? (índice)

Resposta: As irmãs Kate e Margareth tiveram sérios problemas de relacionamento com a mais velha Leah,o que redundou num escândalo por volta de 1888/89,detalhadamente descrito por Arthur Conan Doyle em História do Espiritismo,Editora Pensamento,ao qual remetemos nosso inquiridor à pesquisa,visto tratar-se de uma estória com muitos detalhes.


19.Gostaria de saber, por favor, sua opinião sobre a importância de se ter uma obra como a História do Espiritismo, não só nos primórdios(o que já existe), mas, também, e principalmente, no Brasil, cujas informações são muito "soltas"(alguns livros, rodapés de agendas, etc.), obra essa que propiciaria a quem gosta de estudar este tema, a quem dirige grupos de estudo estudo, e outros, melhores condições de pesquisa/consulta. Se já existe alguma, poderia citar? (índice)

Resposta: De fato,a falta de obras sobre a História do Espiritismo é um sério problema de nossa Bibliografia.No meu caso, tenho publicado inúmeras obras resgatando nossa memória que, somando-se às outras já existentes,ainda são insuficientes para uma visão panorâmica do Espiritismo,que ainda tem muitas lacunas a serem preenchidas.Estou preparando A História do Espiritismo no Brasil que pretendo lançar em 2004 por ocasião dos 200 anos do nascimento de Kardec.Além disso tenho no prelo História da Radiodifusão Espírita e,em preparo,Documentos Raros do Espiritismo(Século XIX) e A História da Imprensa Espírita no Século XIX.


20.Como começou o sistema de escrita através das cestas? (índice)

Resposta: Cesta de Bico ou cesta pião,denominações de Kardec,eram cestas pequenas,geralmente de madeira ou vime,de 15 a 20 centímetros de diâmetro na qual se amarra de modo firme um lápis com a ponta para fora e para baixo.Mantida a cesta em equilíbrio sobre uma folha de papel,o médium encosta o seu dedo nela e ela se põe em movimento.Em vez de girar,ela faz o lápis percorrer o papel traçando letras e desenhos de acordo com a vontade do espírito que se manifesta.Trata-se de um modo primitivo de psicografia, usado nos primórdios do Espiritismo.Recomendamos a leitura do Cap. XIII de O Livro dos Médiuns.

21.Como está a situação mundial do espiritismo hoje? Por exemplo, na França existem Centros Espíritas similares aos nossos? (índice)

Resposta: Quer me parecer que o Espiritismo no mundo hoje está sofrendo um processo lento de revigoramento principalmente pela presença de confrades brasileiros vivendo em diversos países do Exterior.Segundo meu conhecimento há grupos trabalhando em vários países: Japão, Suécia, Dinamarca, Canadá, EUA, Inglaterra, Áustria. Na América do Sul é mais difundido em países como Costa Rica, Guatemala, Venezuela, Argentina, Uruguai, Paraguai etc. Em Portugal ele está bem atuante com vários grupos em todo o país,na Espanha,também.Na França ele é incipiente,apesar de esforçados e valorosos confrades como Charles Kempf e Jacques Peccate.Nesse país, visitei a União Espírita Francesa em Tours e tentei fazer contato com outros grupos em Paris, que não se interessaram em minha presença ou em fazer um intercâmbio.Foi triste constatar o desinteresse e a maneira fria com que os franceses tratam os espíritas brasileiros,exceção feita aos dois confrades citados.A União Espírita Francesa se reúne uma vez por semana com cerca de 15 a 20 pessoas em Tours.Afirmaram-me, na ocasião, que são em poucos porque "preferem a qualidade à quantidade"(sic).É muito pouco para o país berço do Espiritismo.

22.Podemos afirmar que a Casa do Caminho foi o primeiro Centro Espírita da Terra? Sabemos que nesta Casa o princípio era a assistência e o amor ao próximo. (índice)

Resposta: Creio que ficaria melhor,na minha modesta opinião, se disséssemos que a Casa do Caminho foi o primeiro e melhor modelo para conduzirmos nossas Instituições Espíritas hoje.

Nota: A Casa do Caminho era o nome do lugar onde os apóstolos de Jesus, liderados por Pedro, atendiam diversos necessitados. O livro Paulo e Estevão, de Emmanuel/Chico Xavier, faz várias referências a esta Casa.

23.Será que existe um coletânea de mensagens que Allan Kardec recebeu do além e que não foram colocadas em nenhum de seus livros e revistas espíritas, a parte de suas obras? (índice)

Resposta: Creio que existiriam muitas mensagens inéditas recebidas por Kardec e seu grupo se houvesse sido conservado seu acervo,porque as que ele divulgou na Revista Espírita e nos livros foram uma seleção das mensagens recebidas em suas sessões. Na Revista Espírita de 1914,interrompida pela guerra,começaram a ser publicadas as cartas de Kardec a outros confrades.Uma parte do acervo de Kardec e da memória do Espiritismo foi perdida durante a 2a Guerra quando os alemães saquearam a Maison dês Spirites em Paris.Uma parte do acervo de Kardec foi trazido ao Brasil pelo Dr. Canuto de Abreu,mas a ele muito poucas pessoas tiveram acesso e ele raramente divulgou seus conteúdos.Hoje permanece mais inexpugnável ainda conservados pela família do Dr. Canuto.Que me perdoem a crítica os admiradores do Dr. Canuto e sua família,mas comete-se aí um crime de lesa-humanidade,pois esse acervo não pertence a eles,mas é um patrimônio da humanidade e deveria estar reproduzido e à disposição de todos.Infelizmente essa é a amarga mensagem final que fica de minha entrevista.Deixo,no entanto,minha saudação fraterna aos confrades e coloco-me à disposição em outros esclarecimentos em que possa ser útil.

Itatiba, 13/10/2011 - 3:59 P.M.

Entrevista com Eduardo Monteiro

Fonte: CVDEE - Centro Virtual de Divulgação e Estudo do Espiritismo - www.cvdee.org.br

Tema : História do Espiritismo

Comentários

Amália disse…
Ruth Céline Japhet sou eu, este era meu pseudônimo fui Anna Blackwell. E Charles Kempf já sabe disto, e esconde bem bonito de vocês.

www.acordainfinita.blogspot.com